No Sempre um Papo a atriz Teuda Bara e o autor de sua biografia, João Santos  - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

No Sempre um Papo a atriz Teuda Bara e o autor de sua biografia, João Santos 

18 jan, 2023 as 19:00 20:30

Teuda Bara, atriz e uma das fundadoras do Grupo Galpão participa do Sempre Um Papo ao lado do também ator, dramaturgo e escritor, João Santos. A conversa vai ser norteada pela biografia “Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete” (Ed. Javali), escrita por João Santos.

O bate-papo, com mediação da jornalista Jozane Faleiro, vai ao ar no dia dia 18 de janeiro, quarta-feira, às 19h, de forma on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo, com tradução simultânea em Libras. O acesso é gratuito.

“Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete”

Livro de estreia de João Santos, “Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete” foi lançado pela Editora Javali em 2015 e está em sua terceira edição. Com 230 páginas, a obra é mais que um perfil biográfico: é um tributo a uma mulher e a uma geração que teve (e tem) a coragem de romper com paradigmas, preconceitos e padrões. O livro convoca a voz da própria Teuda, exímia contadora de casos, para tentar capturar a essência de sua transgressão colorida e alegre. Compre aqui o livro no site da editora.

Teuda Bara

Teuda Bara nasceu em Belo Horizonte, em 1941. Começou sua trajetória no teatro aos 30 anos, quando estudava Ciências Sociais na UFMG. Paralelo, fazia o teatro-jornal, junto ao Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. No terceiro ano, Teuda abandonou o curso e iniciou seu trabalho com o diretor Eid Ribeiro. Depois de fundar o grupo “Fulias Bananas”, seguiu para São Paulo para trabalhar com o diretor José Celso Martinez Corrêa. Em 1981, retornou a BH e se inscreveu naquilo que seria o início do Grupo Galpão: uma oficina de teatro dirigida por dois membros do Teatro Livre de Munique, George Froscher e Kurt Bildstein.

Atriz e fundadora do Grupo Galpão, Teuda Bara atuou na maior parte dos espetáculos do grupo. No início dos anos 2000 viveu entre o Montreal e Las Vegas para, a convite do renomado diretor Robert Lepage, participar do espetáculo “K.Á.”, do Cirque Du Soleil. De volta ao Brasil em 2007, retomou sua carreira pelos palcos e ruas brasileiros, ao lado do Galpão. No cinema, atuou em filmes como “O Palhaço”, de Selton Mello, “As Duas Irenes”, de Fábio Meira, e “O Lodo”, de Helvécio Ratton. Pelo curta “Ângela” (2019), da cineasta mineira Marília Nogueira, Teuda foi premiada no Festival de Brasília com o troféu Candango de Melhor Atriz. Na televisão, destacam-se suas participações na novela “Meu Pedacinho de Chão”, de Luiz Fernando Carvalho, e na série “A Vila”, com Paulo Gustavo.

João Santos

Mestrando em Artes e graduado em Comunicação Social pela UFMG, João Santos atuou na assessoria de comunicação de alguns dos mais importantes coletivos teatrais mineiros, como o Grupo Galpão, o Quatroloscinco e a Primeira Campainha. Rapidamente, passou a participar dos processos artísticos de seus parceiros. Como dramaturgo, João teve seu primeiro texto encenado em 2015: “Doida”, espetáculo com Teuda Bara e Admar Fernandes, dirigido por Inês Peixoto. 

Em 2016, foi colaborador do Grupo Galpão no espetáculo “Nós”, dirigido por Marcio Abreu. Em 2017, além de assinar o texto de “O Firme Soldadinho de Chumbo” – resultado do Oficinão do Galpão Cine Horto dirigido por Simone Ordones (2017) -, iniciou sua parceria com o diretor e dramaturgo Eid Ribeiro, prestando assistência a ele em “NIGHTVODKA”, espetáculo do Grupo Armatrux (2017) e “O Atormentador” (Cia Absurda, 2018). João estreou como diretor em 2019, em “Luta”, solo de Teuda Bara inspirado na trajetória dela, e em “Queda”, de Lucas Pereira. 

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. 

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O Sempre Um Papo já promoveu mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. 

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo com Teuda Bara e João Santos

Dia 18 de janeiro, quarta-feira, 19h

Evento on-line com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Anúncios